PROJETO GTO MIRIM NAS SALINAS DA "A-MAN-GAO"

30/03/2015 10:16

No último sábado (28), o GTO Mirim visitou um dos empreendimentos e ponto turístico mais importante da região salineira, a empresa Salinor, com suas exuberantes montanhas de sal. Branquissimas, "parece neve", expressaram alguns dos alunos, ao terem contato pela primeira vez com diversas pilhas do sal marinho.     

Tivemos o privilégio de aprender mais sobre as origens da cidade de Macau e como funciona todo o processo de fabricação do sal. Com o apoio do Sr Atonio (mais conhecido na empresa como:Tonhão), que foi o nosso guia durante todo o trajeto. Informando em detalhes para todos o guerreiros mirins o quanto a produção da Salinor representa para os macauenses e muitos paises como: os Estados Unidos, Camarões, Nigéria, Inglaterra, Japão. E para deixar todos mais impressionados, o "Tonhão", falou sobre a nascente do sal marinho, num processo que depende na maior parte, da natureza, desde o trajeto da água do mar, que percorre 80 (oitenta) kilômetros para a perca de gráus, até chegar aos reservatórios destinados a "cura", e aí após alguns meses com muito sol, poderá ser feito a colheita.    

A Empresa Salinor, chega a produção de dez milhões de toneladas de sal por ano. Sendo a responsável pela maior parte do sal produzido no Brasil. 

E como ninguém é de ferro, após enfrentar a maratona de belas imagens e conhecimento da nossa "Amangao", nada como um bom banho nas águas límpidas da linda praia de Camapum, outro bem nos dado pelo Criador.

 

 

 

NOTA DO SITE: Fica expresso os nossos agradecimentos ao Sr Antônio (Tonhão), por junto a direção da empresa ter nos concedido a visitação e nos acompanhado.Também ao nosso amigo Pedro, do Açaí do Pedro, ao nosso parceiro Jaiton, do site Macau em fotos, ao nosso camarada Sgt Jonhnny, aos nossos monitores e a Secretaria de Educação.