Há um antigo ditado que diz: "Nossas vidas e nossos bens pertencem a nossos reis. A alma pertence a Deus e a honra a nós. Pois sobre a minha honra meu rei nada pode”.

E para nós que fazemos o GTO Macau, honra é a virtude dos íntegros, é fazer o bem com amor, excelência e princípios. Acreditamos e pregamos no nosso dia a dia através do nosso trabalho que honra é um princípio moral de onde se derivam normas de conduta como, coragem, pudor, probidade, honestidade e dignidade.

Por isso temos a certeza que o homem honrado possui duas qualidades básicas: ele é digno e é honesto.

Obviamente, não existe honra sem moral e, portanto, uma conduta imoral desqualifica o homem honrado. Por isso este é um grupo tão seleto, assim como todos os grupos de elite. É preciso  ter honra, lealdade e senso de justiça pra vestir esse camuflado, que para nós significa nada mais nada menos que um manto sagrado. Frisamos ainda que a honra é assegurada pela Lei.

Temos consciência de que a maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser, por isso os componentes do GTO Macau possuem uma vida ilibada dentro e fora do ambiente militar, além de uma conduta moral e ética irrepreensível.

Acreditamos que grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las, e pela liberdade, assim como pela honra, nós arriscamos todos os dias a vida, para que você cidadão tenha uma vida mais segura junto a sua família e pessoas que estime.

A primeira coisa que caracteriza um membro do GTO Macau é a honra que ele sente por fazer parte de tão seleto grupo. Não nos submetemos à clandestinidade, e sim manifestamos em cada momento o que nos sai do espírito, porque é símbolo de orgulho vestir esse camuflado. E se junta a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos semelhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo.

A honra é um dever, e quando a honra de um homem é inatacável, fica-lhe descente qualquer roupa que vista, porque fazer parte do GTO Macau não é uma roupagem ou uma vestimenta que se usa em determinada ocasião, ela é antes de tudo a nossa própria pele.

 

Sertão !!!